Taxa de juro ao consumidor alcança maior patamar em um ano
Publicado:14/11/13 - 12h08
Juro médio subiu para 5,56% em outubro, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças
SÃO PAULO - A taxa média do juro em seis linhas de crédito ao consumidor alcançou o maior patamar desde novembro de 2012. Segundo levantamento feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), o juro médio apurado no cartão de crédito, cheque especial, crédito direto ao consumidor para financiamento de automóveis, no comércio e empréstimos pessoais, em bancos e financeiras, subiu de 5,53% em setembro para 5,56% em outubro. Atualizada, a taxa média foi elevada de 90,77% para 91,42%. Outubro marcou a sexta alta consecutiva no ano dos juros nestas linhas de crédito.
O coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, avalia que a elevação pode ser atribuída à última elevação da taxa básica de juro (Selic) promovida pelo Banco Central no último dia 9 de outubro. A Selic subiu de 9% para 9,5% ao ano.
Considerando que a inflação oficial medida pelo IPCA ainda está muito acima do centro da meta estabelecida pelo governo (4,5%) e outros indicadores de inflação continuam mostrando pressão dos preços, deverá ocorrer nova elevação da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o que deve provocar nova elevação nas taxas de juros das operações de crédito - diz Ribeiro de Oliveira.
A pesquisa da Anefac constatou que das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas, houve alta em cinco delas. O juro do rotativo do cartão de crédito se manteve estável em 9,37% ao mês. No cheque especial, o juro subiu de 7,83% para 7,89% ao mês. Nos financiamentos no comércio, a taxa saltou de 4,14% para 4,19%.
Nos financiamentos de automóveis nos bancos, subiu de 1,64% para 1,65%. Já nos empréstimos pessoais nos bancos, o juro subiu de 3,12% para 3,16%, enquanto nas financeiras houve aumento de 7,07% para 7,09%.