a sociedade pagã
A inflação, representa o aumento persistente e generalizado dos preços dos produtos ,resulta em uma perda do poder de compra de uma moeda. Pode-se citar as seguintes causas da inflação :
Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
A inflação alta é muito ruim para a economia de um país, mas por outro lado a inflação muito baixa também o é, pois quando está muito baixa normalmente observa-se alguma elevação no desemprego. Pode-se interpretar essa informação da seguinte forma, um aquecimento da economia ; ou seja, mostra que as pessoas estão consumindo e as empresas produzindo, o que aumenta o nível de emprego de uma economia. A meta inflacionária do governo brasileiro fica em torno dos 4,5% , ou seja , não se busca inflação “zero”. Quem geralmente perde mais com o aumento da inflação são os assalariados mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária e não tem seus rendimentos automaticamente aumentados quando os preços sobem ( ao contrário de fabricantes e comerciantes , que muitas vezes conseguem repassar o aumento de custos para o consumidor).
No Brasil, podemos acompanhar a queda ou aumento da inflação, através dos meios de comunicação. Por exemplo, uma matéria publicada pelo portal G1, mostra a estimativa da inflação para 2014:
[...] Os analistas das instituições financeiras mantiveram sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano em 5,82% na semana passada. Já para 2014, a previsão dos economistas dos bancos recuou de 5,97% para 5,95%.O presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação teria queda neste ano frente ao patamar registrado em 2012 (5,84%) e no ano de 2014. Embora ainda continue acreditando na desaceleração da inflação neste