RESUMO DO TEXTO: Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: Elementos para a prática educativa.
Jeani Delgado Paschoal Moura e José Alves
A Geografia [...] tem como objetivo contribuir com a formação do aluno cidadão, dando-lhe instrumentos para realizar a “leitura” da realidade em que vive, e assim vir-a-ser um agente de transformação, ou ainda, um sujeito social capaz de construir sua própria história. (pag. 309)
[...] Analisar as formulações teóricas sobre o ensino de Geografia, torna-se fundamental para compreender a situação dessa disciplina em sala de aula, bem como discutir uma prática de ensino, baseada num processo de ensino-aprendizagem que leve em conta o educando como agente social, sujeito desse processo. (pag. 310)
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO;
[...] O objetivo desse ensaio não é traçar uma evolução do pensamento geográfico, mas sim levantar pontos reflexivos e elementos para a prática educativa, pois, para entender o ensino dessa disciplina, deve-se remeter a análise, ainda que superficialmente, ao surgimento da Geografia científica da Europa do século XIX, de modo a compreender suas influências na Geografia brasileira e seus desdobramentos no ensino. (pag. 310)
Ao buscar entender a constituição da Geografia moderna, científica, não se pode deixar de levar em conta alguns pressupostos gerais para o aparecimento dessa. Segundo Pereira (1999, p. 84-94), esses pressupostos pertencem a duas ordens distintas: materiais e ideológicas. [...] Tais pressupostos [...] foram importantes para consolidar o pensamento científico que deu base para a estruturação do sistema capitalista e da cristalização do pensamento da burguesia. Esses pressupostos2 influenciaram a consolidação da Geografia como ciência, uma vez que deram condições de legitimar o pensamento burguês da época. [...] (pag.310) Segundo Moreira (1994, p. 22), se para o capitalismo alemão a Geografia tem esse