BIOÉTICA
A BIOÉTICA é uma abordagem original da realidade biomédica, sendo, simultaneamente: secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática.
A Bioética tem uma abordagem secular e global, pois dela participam as diferentes visões de profissionais de saúde, filósofos, advogados, sociólogos, administradores, economistas, teólogos e leigos. A perspectiva religiosa, muito associada às questões morais, é apenas uma das visões possíveis, mas não a única. Da mesma forma, é uma abordagem global, pois não considera apenas a relação médico-paciente. A Bioética inclui os processos de tomada de decisão, as relações interpessoais de todos os segmentos e pessoas envolvidas: o paciente, o seu médico, os demais profissionais, a sua família, a comunidade e as demais estruturas sociais e legais.
A Bioética aborda os novos problemas de forma contemporânea. A simples repetição das respostas tradicionais pode ser inadequada. Ela estimula novos patamares de discussão e de reflexão, que podem vir a possibilitar soluções adequadas. A não repetição de respostas não significa que o passado não tenha importância. A memória é um dos fundamentos da interdisciplinaridade. A memória deve ser vista como um processo de contínua reconstrução. A memória não garante a precisão da objetividade, mas garante a riqueza da subjetividade que lhe dá fidedignidade. O movimento dialético, inerente a interdisciplinaridade, permite rever o velho para torná-lo novo. Em todo conhecimento novo sempre existe algo de antigo. Novo e velho são faces da mesma moeda. O