Preconceito
Preconceito das empresas em contratar gente qualificada, que não consegue a vaga, ou método equivocado de contratação?
Não é preconceito das empresas, mas sim teimosia no erro, de alguns Recursos Humanos. São até casos de incompetência mesmo. Desculpe os que não o são. E saibam que os bons são poucos. Mas temos de mudar este quadro. Atualmente trabalho com consultoria externa/interna, de Gestão Estratégica, e na modificação de visão, do Plano de Negócios, usado errado por alguns RHs. O problema é conjuntural – Uma filigrana filosófica de conceitos duvidosos. Um profissional do porte real de Gestão de RH, agora é treinado para evitar estes hiatos que acontecem atualmente, estes apagões, e esta é minha meta: Ajudar a acabar com o Apagão Profissional.
O grupo Catho publicou livros que "provam" estatisticamente que "não existem apagões profisssionais", no entando eles estão ai... Existem em alguns lugares do país, ou existem por preconceitos do setor, a respeito de muitos perfis. Não adianta os óculos cor-de-de-rosa para vermos a questão.
O problema é mesmo dos RHs... Por exemplo quando pergunto: -“Qual o problema das leis?” Resposta: “os Advogados...” Percebem?. O que existe é uma interpretação a respeito do que um profissional de RH deva fazer. O que vejo é sempre uma mediocridade assumida na maioria deles (Mas isso deve mudar, a partir dos novos conceitos e de uma nova visão da gestão, que já estão sendo difundidas no mercado).
Vou dar um exemplo a respeito do que acontece atualmente: 90% Vagas que solicitam inglês, e que sejam nacionais, só fazem isso para desempatar a vaga. Exceto em multinacionais e quando o cargo requer que você realmente fale com um estrangeiro.
Mas quem faz isso?: Um Recursos Humanos incapaz, de alguma empresa que deve contar quem alguém que seja, nada mais que um jovem inexperiente (i)responsável, formado em Psicologia (ou seu correlato desinformado), mas que nada entende de GESTÃO, e