Qualidade da agua
Engenharia Ambiental
Qualidade da água e Toxicologia Ambiental.
Profª Elisa Helena Siegel Moecke.
Alunos: João Filipe da Silva, Jander, Leonardo Berkenbrock.
MONITORAMENTO DA QUALIADE DA ÁGUA DO CÓRREGO ARROIO DA PEDRA BRANCA
Objetivo
Este programa tem por objetivo acompanhar a qualidade da água fluvial, avaliando as possíveis alterações nos parâmetros de qualidade das águas. Para tanto, análises foram realizadas relacionando-as com possíveis fontes poluidoras observadas no local.
1. Introdução
Programa de monitoramento da qualidade da água superficial do córrego arroio da Pedra Branca.
As diretrizes do programa de monitoramento da qualidade da água superficial do córrego arroio da Pedra Branca buscam promover a avaliação da qualidade ambiental do curso d’água, que pode ser influenciada pelas intervenções humanas. A partir desta avaliação podem ser indicadas medidas de adequação, de forma a controlar eventuais impactos ao córrego arroio da Pedra Branca e aos demais recursos hídricos da região.
METODOLOGIA
O Córrego Arroio da Pedra Branca, é classificado como Classe II, segundo Portaria Estadual 024/79. Logo, a condição de qualidade da água a serem mantidas nestes cursos d’água tem como referência os Valores Máximos Permitidos descritos no Artigo 15 da Resolução CONAMA 357/05, utilizados para avaliação dos resultados obtidos. A amostra foi coletada, no dia 20/03/2013, em uma tarde chuvosa, por volta das 17h00min.
2.0 Resultados e discussão
Os resultados das análises foram efetuadas pela equipe do presente trabalho no laboratório da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e comparados com os valores máximos permitidos (VMP) estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05, e apresentados no quadro geral abaixo (Tabela 1).
Parâmetro
Unidade
Resultados Obtidos – 20/08/2013
Resolução CONAMA 357/2005 (VMP)
medição laboratório
Cor verdadeira mg Pt/L
35
< 75