Biotecnologia
O estudo da célula e, especialmente do DNA, tem levado à aplicação e desenvolvimento da Biotecnologia; com ela aparecem as preocupações relacionadas com possíveis riscos - principalmente na qualidade, segurança e no componente ético de produtos e processos biotecnológicos - para a saúde e o meio ambiente. A Biotecnologia passa, então a se relacionar com outras duas disciplinas: Biossegurança e Bioética.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica "Biotecnologia" é toda aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos vivos ou seus derivados para o desenvolvimento ou modificação de produtos ou processos para usos específicos.
De outra maneira podemos dizer que "Biotecnologia" é o uso de organismos vivos e de seus compostos ou sistemas biológicos na obtenção de bens ou serviços.
Desenvolvimento Histórico da Biotecnologia.
A historia da Biotecnologia se divide em 4 grandes gerações:
Primeira: Tradicional ou Pré-Pasteur
A Biotecnologia é utilizada de forma empírica, sem qualquer conhecimento científico que possa explicar os processos que aconteciam ou as suas causas. No entanto, na tentativa de melhorar e preservar os alimentos foi possível a elaboração de pães, vinhos, vinagres e a seleção e cruzamento entre si de muitas espécies de plantas e animais para o desenvolvimento de melhores raças, sementes e frutos.
Segunda: Período Pasteur
O cientista Louis Pasteur identifica microorganismos que fazem fermentação. Seus descobrimentos e os de outros cientistas como Bushner (a capacidade das enzimas para converter açúcares em álcool) permitem o desenvolvimento inicial da microbiologia e da