Bioquímica Água
Curso de Medicina Veterinária 2015
RESUMO DE BIOQUÍMICA – ÁGUA
A água é uma substância inorgânica mais abundante do mundo, podendo compor mais de 70% do corpo de alguns seres vivos, sua fórmula química é muito conhecida, sendo H20.
INTERAÇÃO ENTRE AS MOLÉCULAS
A molécula de água não se dispõe linearmente, ao contrário, ela forma uma espécie de ângulo entre os átomos que a compõe, e acaba formando polos. Explicando melhor, todo elemento químico tende a procurar receber elétrons para se complementar de forma com que este se torne semelhante ao elemento químico nobre mais próximo de si. Há elementos que tendem a doar elétrons e elementos que tendem a receber elétrons.
Sabendo que a molécula de água possui dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio pode-se explicar essa relação dizendo que o elemento de Oxigênio tendo seis elétrons na ultima camada e precisando receber dois elétrons, tende a receber dois elétrons, (um elétron compartilhado de cada hidrogênio (FIGURA 1)) e no caso do hidrogênio tendo um elétron na ultima camada e necessitando ter dois, este tende a receber um elétron para se estabilizar (um elétron compartilhado do oxigênio (FIGURA 1)) formando então uma ligação do tipo covalente.
FIGURA 1- Ligação entre elétrons na molécula de água
PONTES DE HIDROGÊNIO
As pontes de hidrogênio podem ser resumidas, ligações entre as moléculas de água que acontecem através do hidrogênio. Explicando melhor, o elemento oxigênio ao se ligar com os Hidrogênios conforme mostra a figura a cima ele possui um ponto isoelétrico maior (possui mais elétrons) por isso ele tende a “puxar” os elétrons que compartilha com os hidrogênios para mais próximo de si, essa proximidade acaba causando dipolos, que nada mais são do que cargas negativas e positivas dentro da molécula. O Oxigênio fica mais negativo e o hidrogênio fica mais positivo.
Segundo a física, cargas diferentes se atraem e cargas iguais se repelem, desse modo podemos explicar as pontes de