estudo dirigido 2015
1. Fale sobre o magma e como se origina?
2. Qual é a denominação dada ao fenômeno, que produzem ondas sísmicas no fundo dos oceanos, ao atingir a orla litorânea? Explique os seus mecanismos de formação.
3. Explique a razão do fato de ocorrerem graves e freqüentes terremotos na costa Pacífica da América (Chile, Peru, México, etc). E o Brasil? Porque normalmente não é afetado por tais distúrbios?
4. Descreva o mecanismo pelo qual ocorre a geração e destruição da crosta oceânica, segundo a Teoria da Tectônica de Placas. Associe estes fenômenos aos tipos de margens existentes.
5. Porque na Califórnia ocorrem terremotos e qual é o tipo de limites de placas que ocorre nessa região?
6. Explique a diferença básica entre a concepção da “Deriva Continental” e a Teoria da Tectônica de Placas. Exemplifique pelo menos 03 (três) evidências que serviram como base para o surgimento da Teoria da Deriva Continental.
7. Qual é a teoria que explica que na estrutura interna da Terra, existem camadas sólidas que se movem e provocam a alteração da paisagem superficial? Explique.
8. Quais são as placas tectônicas envolvidas na formação do Himalaia, há milhões de anos? Explique esse fenômeno correlacionando às margens tectônicas.
9. Como você explicaria a configuração atual dos continentes? Sempre foi assim?
10. Para estabelecer o tempo geológico, os geólogos precisam de um relógio, que foi encontrado quando descobriram a radioatividade. Quais são os métodos de datação usados?
11. Quais são as principais divisões da escala geológica do tempo? E nós vivemos em que tempo?
12. Diga quais os tipos de margem que limitam as placas tectônicas convergentes e suas principais características.
13. Qual a relação entre Tectônica de Placas e a ocorrência de terremotos e vulcanismo?
14. Faça um desenho esquemático das principais divisões internas da Terra e caracterize-as quanto a sua composição e características físicas.
15. Quais são as principais