Estudo Dirigido 2015
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LÍNGUISTICOS E LITERÁRIOS
CURSO: PEDAGOGIA
PROFESSORA: FABIANA ANDRADE SANTOS ALUNAS: BIANCA RIBEIRO PAZ
ELENILDA GONÇALVES SANTOS
JAQUELINE CRISTIANE OLIVEIRA
ESTUDO DIRIGIDO
Questões: “Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita”
1) Qual o objetivo da autora com o texto?
É de discutir uma faceta desses processos diferenciados que, naquele momento, era pouco explorado. O estudo e a pesquisa do desenvolvimento de habilidades textuais sob a perspectiva das “funções” atribuídas ao uso da língua por crianças de diferentes camadas sociais.
2) Qual a hipótese levantada pela autora?
A hipótese levantada pela autora é que na década de 1960, vai apontar “tarefas” da linguística no Brasil, incluindo pesquisas e estudos sobre alfabetização, mas é bastante recente o interesse pelos linguistas por esse tema. Esse recente interesse dos linguísticas explica-se pelo desafio que vem representando o reiterado fracasso da escola brasileira na alfabetizar. E que o fracasso escolar estar diretamente ligado aos problemas decorrentes da distância entre a variedade do dialeto padrão e os dialetos não padrão.
3) Quais os argumentos levantados pela autora para afirmar que um dos problemas do fracasso da alfabetização refere-se ás restrições dos campos de estudos?
Segundo á afirmação da autora, sobre os problemas do fracasso da alfabetização não se restringiria somente ao campo de estudos mas a um conjunto de fatores tais quais: uma alfabetização maciçamente concentrada, a distância entre a variedade escrita e do dialeto falado. Entendemos também que as razões para o fracasso escolar, principalmente no ensino fundamental podem ser pelas próprias condições físicas e psicológicas da criança, condições da escola e dos profissionais que nela atuam e culminando com a que é, talvez, a mais fundamental de todas; as precárias condições em que vive a maioria das pessoas no país. Alunos que vivem sem