Estudo Dirigido Historico 2015
Campus Diadema
Departamento de Ciências Biológicas
Estudo Dirigido: Histórico da Biologia Comparada e do Pensamento Evolutivo
Profa. Katia Pellegrino
1) Compare as diferentes visões dos filósofos da Grécia Antiga sobre a origem da diversidade biológica.
2) Tanto Lamarck quanto Buffon eram evolucionistas e não fixistas. Justifique essa afirmativa e compare a visão de ambos sobre o processo de evolução.
3) A figura abaixo ilustra o processo de mudança evolutiva para Lamarck (A) e Darwin (B).
Cada círculo pequeno representa um indivíduo portador de uma dada característica
(cinza e preto). Compare a visão de ambos acerca do processo de transformação das espécies. 4) Darwin escreveu em seu livro “Origem das Espécies” (1859): “O elefante é considerado, dentre todos os animais conhecidos, o que procria mais lentamente, e eu tive o trabalho de estimar sua taxa mínima provável de aumento natural: numa estimativa conservadora, podemos supor que ele procria quando tem 30 anos de idade e continua procriando até os 90 anos, dando à luz três pares de rebentos neste intervalo; sendo assim, ao fim do quinto século, haveria quinze milhões de elefantes vivos, descendentes do primeiro par”. De que maneira esta observação de Darwin, associada às idéias propostas pelo economista Thomas Malthus, na obra “Ensaio Sobre o
Princípio da População (1797)”, o inspiraram para o desenvolvimento da teoria da seleção natural?
5) Apesar das idéias apresentadas por Darwin, no final do século XIX, alguns cientistas atribuíam ao processo evolutivo um caráter unidimensional e progressivo. Apresente argumentos que enfraqueçam tal proposição.
6) Um dos pontos centrais da teoria da seleção natural é o de que a sobrevivência dos indivíduos nessa luta não é produto do acaso. Justifique tal afirmação.
7) Numa perspectiva atual, ao contrário do esperado, a redescoberta das leis da herança no início do século 20 apenas acirrou os debates sobre a validade da seleção natural