Questionário Água - BIOQUIMICA
1. Uma grande coesão interna à água líquida é conferida pelo grande número de pontes de hidrogênio entre as suas moléculas. O que permite à água a formação de tantas pontes de hidrogênio?
Nas ligações químicas covalentes, na fórmula molecular, colocamos primeiro o átomo menos eletronegativo e depois o mais eletronegativo e completamos com a quantidade de átomos usados para o equilíbrio da molécula.
A molécula da água é angular, isto significa que os hidrogênios se ligam ao oxigênio formando sempre o mesmo ângulo, que é 104,45°. Nesse caso o oxigênio apresenta 2 orbitais preenchidos com elétrons não ligantes (em pares) e uma força de repulsão entre os elétrons pode provocar um desvio e permitir que os elétrons ligantes (que não estão em pares) se liguem aos átomos de hidrogênio formando esse ângulo.
A molécula da água é polar (tem um pólo positivo e um pólo negativo), isto significa que parte da molécula tem carga parcial positiva e parte dela tem carga parcial negativa. A parte que tem a carga positiva tem os elétrons mais distantes do átomo de hidrogênio e a parte negativa tem os elétrons mais próximos do oxigênio, pois o oxigênio, nesse caso, é mais eletronegativo e exerce maior atração sobre os elétrons.
Pontes de hidrogênio ocorrem porque a molécula de água é polar e possui H ligado a elemento muito eletronegativo e de pequeno raio (F, O, N), de modo que o hidrogênio de uma molécula estabelece uma ligação com o átomo muito eletronegativo de outra molécula. Ex.: H2O; HF; NH3. δ- O
/ \
H H δ+ δ+
2. Porque as biomoléculas polares, mas não carregadas, como os açucares, por exemplo, dissolvem-se facilmente em água?
Dissolvem-se facilmente na água devido ao efeito estabilizador das numerosas pontes de hidrogênio que elas formam entre os grupos hidroxila e o oxigênio do grupo carbonila do açúcar de um lado, e as moléculas polares da água de outro. Os alcoóis, aldeídos e cetonas formam todos, pontes de hidrogênio com a água, como