Biomassa
Ribeirão preto
2015
SUMÁRIO
1 BIOMASSA 5
REFERÊNCIAS 12
1 BIOMASSA
História
Na história a Biomassa acabou perdendo sua liderança para a energia do carvão e, posteriormente, com o crescimento contínuo do petróleo e do gás natural, a utilização da Biomassa foi reduzida.
Porém hoje, em maior ou menor intensidade, a maioria dos países, desenvolvidos ou não, está promovendo ações para que as energias alternativas renováveis tenham participação significativa em suas matrizes energéticas.
Das fontes energéticas renováveis, somente a Biomassa, possui a flexibilidade de suprir tanto a produção de energia elétrica quanto para mover o setor de transporte.
O que é Biomassa?
A Biomassa é uma fonte renovável de energia que utiliza a matéria orgânica para a obtenção de energia. Esta matéria orgânica pode ter origem na limpeza das florestas ,bem como nos resíduos da agropecuária, na indústria alimentar ou nos resíduos resultantes do tratamento de efluentes domésticos ou industriais.
Esquema de uma usina de Biomassa
Produtos derivados da Biomassa
Bio-óleo
Biogás
Bioetanol
Carvão vegetal
Processos de conversão da Biomassa.
Combustão Direta
É a transformação da energia química dos combustíveis em calor, por meio das reações dos elementos constituintes com o oxigênio fornecido. A combustão direta ocorre essencialmente em fogões, fornos e caldeiras.
Processos Termoquímicos.
Gaseificação: É um processo de conversão de combustíveis sólidos em gasosos, por meio de reações termoquímicas.
Pirólise : Esse processo se caracteriza pela queima e degradação da biomassa a temperaturas de 500°C,na ausência total de oxigênio. Um exemplo de produto produzido a partir da Pirólise é o Bio-óleo.
Processos Biológicos
Digestão anaeróbia: Neste caso, o processo de decomposição da Biomassa é feito por bactérias e na ausência de oxigênio. É muito utilizado na conversão de lixo