biologia celular
A concentração de sais na célula determina o grau de densidade do material intracelular em relação ao meio extracelular, em função dessa diferença ou igualdade de concentração é que a célula vai se mostrar hipotônica, isotônica ou hipertônica em relação ao seu ambiente externo. Justificando as correntes osmóticas ou de difusão, através da sua membrana plasmática. Podem ser feitas de forma ativa, com gasto de ATP ou Passivo, sem gasto de ATP.
2)Levando-se em conta a estrutura das membranas celulares descreva os principais movimentos de realizados pelos lipídeos de membrana ressaltando sua importância para a fisiologia celular.
A membrana plasmática não é uma estrutura estática, os lipídeos movem-se proporcionando uma fluidez à membrana. Os lipídeos podem girar em torno do seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra, que acontece raramente, e fazer movimento de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos. Normalmente os lipídeos estão presos a uma única monocamada, isso prejudica sua síntese. Esse confinamento ocorre na monocamada citosolica da membrana do RE. A importância do movimento de membrana citosolica para não-citosolica é a formação de uma nova camada lipídica.
3) Discuta a afirmativa: “A estrutura da membrana depende das propriedades químicas de fosfolipídios, enquanto a função específica da membrana depende da associação com proteínas”.
A estrutura das membranas deve-se primariamente a dupla camada de fosfolipídios. Esses lipídios são moléculas longas com uma extremidade de cadeia hidrofóbica. O grupo fosfato está situado nas lâminas externas da