bioetica
No termo bioética, “bios” representa o conhecimento biológico, enquanto que “ética”, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos. Bioética refere-se a um estudo sistemático da conduta humana examinada á luz dos valores e dos princípios morais. Trata-se de um “braço” da ética geral. O seu objetivo não é elaborar novos princípios éticos gerais, mas sim aplicar esses princípios ao âmbito das ciências da vida e do cuidado da saúde, em especial aos novos problemas que vão surgindo ao longo dos tempos.
A bioética procura discutir, especialmente na medicina, alguns temas polêmicos como a eutanásia. Esta entende-se pela prática que busca abreviar sem dor e sofrimento a vida de um doente com um reconhecimento incurável, pelo sentido literal de “boa morte” ou “morte doce”.
A ética, de forma geral, se ocupa do que é bom ou correto e do que é mau ou incorreto no agir humano. A ética aplicada, na mesma linha, trata de questões relevantes para a pessoa e a humanidade. A bioética tenta focalizar a reflexão ética no fenômeno vida.
O principialismo é a teoria ética prática normativa que estabelece os fundamentos para a bioética.
A definição mais aceite do termo bioética é, sem dúvida aquela dada pela Enciclopédia da Bioética: “É o estudo sistemático do comportamento perspetivo a luz dos valores e princípios morais”.
"Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos."
(Fonte: http://www.ufrgs.br/bioetica/concei.ppt)
http://aenfermagem.com.br/materia/eutanasia-ortotanasia-e-distanasia-qual-a-diferenca/ (site importante com bastante informações, referencia ao filme mar a dentro) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000200008 (fixe)