resumo kotler 11 capítulo
Michael Porter identificou cinco forças que determinam a atividade ao longo prazo, que fazem parte de um mercado ou um segmento de mercado. São elas:
1- Ameaça de rivalidade intensa no segmento: um segmento não é atraente quando se tem uma forte concorrência, quando o segmento esta estável ou em declínio, custos altos, se os concorrentes possuírem forte interesse em permanecer nele. Essas condições vão levar a freqüente guerra de preço, batalhas nas propagandas e lançamentos de novos produtos, o que tornará a competição mais acirrada. (exemplo: celulares, há uma forte concorrência e vários produtos novos são lançados a cada dia)
2- Ameaças de novos concorrentes: a atratividade de um segmento varia de acordo com as barreiras de entrada e saída. A melhor é aquela em que as barreiras de entradas são grandes e as de saída, pequenas. Assim, poucas empresas conseguem entrar nesse setor, e as que são de fraco desempenho, saem rápido. No caso de ambas as barreiras serem grandes, o potencial de lucro é elevado, porém o risco que as empresas correm é alto pois as que obtém desempenho insatisfatório, permanece no setor e continua na luta. Quando se tem as barreiras baixas, as empresas entram e saem do setor facilmente e o retorno são baixos ou estáveis. Mas o pior caso é quando a barreira de entrada é pequena e a de saída é grande, quando isso acontece, as empresas entram em períodos bons, mas quando estão em períodos difíceis, acham difícil sair. (exemplo: companhias aéreas, é um segmento que possui barreira de entrada pequena e de saída grande, o que faz com que todas elas passem por momentos complicados quando se tem desaquecimento da economia.)
3- Ameaça de produtos substitutos: um segmento não vai ser atraente, quando se tem possíveis substitutos, pois eles limitam o preço e os lucros deste segmento. Caso haja avanços tecnológicos ou aumento de concorrentes nesses setores substitutos, os preços e, conseqüentemente os lucros nesse setor tendem a