Centro Cultural de Viana do Castelo
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi inaugurado no passado dia 14 de Julho, depois de sucessivos atrasos na conclusão da obra.
Além dos eventos culturais, o Centro Cultural de Viana poderá também acolher todo o tipo de eventos como grandes torneios internacionais.
É um projeto inserido no espaço privilegiado da marginal da foz do Lima. Este arrojado projeto, com um fim multiusos destina-se a ser a sede de eventos Culturais, musicais, desportivos e de lazer.
O Centro cultural é constituído por três pisos e tem uma área de implantação de 3.792 m2. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos.
Tem capacidade para 4 mil pessoas
Projeto com assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura. A festa de inauguração contou com a participação de 32 associações culturais e desportivas do concelho e o palco principal do equipamento foi estreado pelo fadista Camané.
O Centro Cultural de Viana do Castelo, situa-se na praça Marques Júnior.
Este equipamento de características únicas na região tem uma área de implantação e de construção de 4.425 metros quadrados e utilizou 900 toneladas de aço para betão, tendo uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.
O valor desta obra rondou os 13 milhões de euros, valor que inclui os arranjos exteriores no valor de 1,1 milhões de euros e que contemplam novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além uma zona ribeirinha de acesso ao rio Lima e de um parque para autocarros e veículos ligeiros.
A inauguração aconteceu 14 de Julho, animada por 32 Associações Culturais e Desportivas do concelho, que trarão mais de 700 elementos para proporcionar momentos de dança, poesia, teatro, cantares, música, bombos, folclore, zumba,