bioetica
Xenotransplante é o transplante de órgãos de uma espécie para outra, por exemplo, a partir de um porco para um humano. O termo abrange o transplante de órgãos sólidos (tais como de rim ou coração), ou tecidos (tal como pele) ou agregados de células especializadas (tais como as células cerebrais ou as células pancreáticas que produzem insulina).
Porque a alternativa do xenotransplante esta sendo considerada?
Transplante entre membros da mesma espécie é conhecido como alotransplante, e nos seres humanos é uma forma muito eficaz para tratar uma variedade de doenças. No entanto, muito poucos tecidos e órgãos humanos estão disponíveis para transplante, por isso que muitos pacientes poderiam se beneficiar de um transplante em vez de esperar em vão por um doador adequado. Especialistas em transplante estão considerando animais como uma possível fonte de órgãos e tecidos para transplante humano. O maior benefício de xenotransplante seria uma fonte potencialmente ilimitado de células, tecidos e órgãos para utilização em seres humanos. Os avanços recentes na tecnologia têm aumentado a possibilidade de xenotransplante bem sucedido e estimulou a investigação nesta área. Por exemplo, a engenharia genética permitiu genes humanos ser inserido de modo a que as células, tecidos e órgãos dos porcos são menos susceptíveis de ser rejeitada quando transplantadas em seres humanos.
Que tipo de doenças ou problemas de saúde xenotransplante poderia ajudar a curar ou aliviar?
Xenotransplante tem o potencial para tratar uma ampla gama de situações de perigo de vida ou debilitantes. Por exemplo, é possível que as células isoladas podem ser transplantadas para o tratamento de doenças tais como diabetes, mal de Parkinson, mal de Huntington ou acidentes vasculares cerebrais.
Outra possibilidade é que o xenotransplante poderia ser usado para "comprar tempo", enquanto os pacientes na fila de transplante têm tempo para esperar por um doador adequado.