teoria humanistica
CURSO DE ESTATISTICA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS HUMANÍSTICAS
Professor: Waldecy Carvalho de Lima
Aluno (a): Vilmara Gèssica Silva
ARAXA
2013
Referência bibliográfica
CHIAVENATO Idalberto. ADMINISTRAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 707p.
Chiavenato é graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP,em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.È Mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles,California EUA.Foi professor da EAESP-FGV, como também de varias universidades no exterior, e consultor de empresas.
A hierarquia de necessidades de Maslow , mais conhecida atualmente como pirâmides das necessidades ,referindo se a motivação dos funcionário partindo do nível operacional. Maslow verificou que todo ser humano necessitava de algo novo para melhorar seu trabalho a cada dia, ele também percebeu que eles tinham necessidades fisiológicos tais como a fome, a sede, o sexo, o abrigo. A necessidade segurança, onde eles se sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável,e um convênio de saúde. Sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube também eram uma das necessidades do ser humano. O reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos se tratava da necessidade de estima. E por fim necessidades de auto realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.
Maslow criou esta teoria como intuito de melhorar o ambiente de trabalho em qualquer tipo empresas, função e se refere a todo setor da empresa. Os funcionários teriam que sentir orgulho de exercer aquela função