Bintou
Palavras-chave: Ensino. Alfabetização. Linguagem. Competências.
Resumo da Unidade: Nesta unidade, serão abordados os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais. Serão apresentados e discutidos os seus elementos principais, tendo em vista os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo!
É muito bom termos esse canal de comunicação, que pode auxiliar muito em suas aprendizagens e reflexões. Leia com atenção o texto, os exemplos e os links disponíveis, que são ótimas dicas de estudo!
1. LER E ESCREVER NA ESCOLA: desafios de hoje
Os resultados dessas investigações também permitiram compreender que a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, e, para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem (BRASIL, 1997, p.20).
Nas citações acima, o PCN de Língua Portuguesa refere-se a algo muito importante para nossa aprendizagem: o uso da linguagem. O uso da linguagem é sempre tanto o ponto de partida quanto o de chegada quando nos referimos ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Leia com atenção a citação abaixo:
[...] Práticas que partem do uso possível aos alunos e pretendem provê-los de oportunidades de conquistarem o uso desejável e eficaz. Em que a razão de ser das propostas de leitura e escuta é a compreensão ativa e não a decodificação e o silêncio. Em que a razão de ser das propostas de uso da fala e da escrita é a expressão e a comunicação por meio de textos e não a avaliação da correção do produto. Em que as situações didáticas têm como objetivo levar os alunos a pensarem sobre a linguagem para poderem compreendê-la e utilizá-la adequadamente. (BRASIL, 1997, p. 21).
Diante dessa citação,