Farmacogenética
1. O que é farmacogenética? E farmacogenômica?
Farmacogenética é a área da farmacologia clínica que estuda as bases genéticas das variaç~/oes individuaus nas respostas a tratamenbtos farmacológicos decorrentes das variações alélicas em genes que afetam o metabolismo, eficácia e toxicidade da droga.
Farmacogenômica = Farmacogenética + genômica + biotercnologia
É o estudo do genoma humano com o objetivo de identificar genes individuais relevantes na susceptibilidade a doenças e a atuação dos fásrmacos, assim como a descoberta de novos alvos terapêuticos
2. Qual a importância da farmacogenética?
A farmacogenética busca conhecer melhor as aplicações das diferenças genéticas para respostas individuais aos medicamentos. E visa contribuir para a individualização da terapêutica, com a prescrição do medicamento certo e na dose adequada para cada individuo, com base no conhecimento dos fatores genéticos. Sendo ainda precursora do desenvolvimento de novos medicamentos.
3. As drogas disponibilizadas no mercado pela indústria farmacêutica com sua dose recomendada são resultado de pesquisa de medicina personalizada que leva em consideração os diferentes alelos da população? Explique.
4. Diferenças alélicas em genes envolvidos na farmacocinética de drogas determinam fenótipos que podem ser classificados, de forma geral, em metabolizadores lentos, normais e rápidos. Qual o principal grupo de genes envolvidos nesse fenótipo? Quais os tipos de alterações genéticas que podem levar aos diferentes fenótipos? Faça um gráfico concentração plasmática da droga versus tempo que demonstre as diferenças entre esses indivíduos.
O principal grupo de genes envolvidos nesses fenótipos, são os genes codificadores de enzimas que participam do metabolismo.
* Metabolizadores lentos, em geral, são indivíduos com diminuição ou ausência de enzima metabolizadora,o que pode decorrer de uma deleção do gene ou instabilidade do RNAm.
* Matabolizadores normais, são os que