As Tranças de Bintou
Curso de graduação em pedagogia
rejane machado silva santana
UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM E A HISTÓRIA LITERÁRIA “ AS TRANÇAS DE BINTOU”
Nova Lima
2013
rejane machado silva santana
UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM E A HISTÓRIA LITERÁRIA “ AS TRANÇAS DE BINTOU”
Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia da Educação.
Nova Lima
2013
Ao estudar o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” em contraponto com a história de: “As Tranças de Bintou” que nos trás a narrativa de uma menina chamada Bintou, que sonhava em ter belas e enfeitadas tranças.
Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças, do sexo feminino, só podiam usar birotes (um estilo de amarrar os cabelos) e só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dias das crianças. E até mesmo ressaltar de forma diferente a identidade de cada faze do ser humano.
No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem temos uma afirmação de que ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.
Mostrando-se que a criança aprende outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou essa aprendizagem ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É aí que entra a figura de uma pessoa mais experiente da família, a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo. O texto uma Abordagem Integrada da