ciencias naturais
Ciências: é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
Experimentação: ação ou efeito de experimentar. Investigação científica que, tendo em conta uma hipótese, pretende observar e classificar certo fenômeno (em condições controladas). pl. experimentações.
Tecnologia: técnica, arte, ofício e estudo. Um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Sociedade: é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Conhecimento Científico: é o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é racional, é objetivo, atém-se aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, é verificável, é explicativo, é aberto e útil.
Senso comum: tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
Senso crítico: significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
Observação direta: é a observação feita simultaneamente com a ocorrência daquilo que está sendo observado. Em outras palavras, esse método observa o comportamento, fato ou ação no