segmentação do turismo em ilhabela
Em meados do século XX, Ilhabela entrou em uma crise econômica e junto com este momento começaram a chegar os primeiros migrantes e turistas da região, stes últimos vindos principalmente da capital paulista com o intuito de adquirir propriedades na ilha.
O turismo desenvolveu-se com mais intensidade a partir da década de 1960 (com a introdução da balsa em 1958) e com a melhoria das estradas de acesso ao local. Outro fator, é que Ilhabela possui muitos atrativos que motivam as pessoas a irem para Iá, como o fato da mesma possuir belíssimas praias e uma fauna e flora exuberantes, se tornando assim o destino ideal para quem gosta de aventura (a ilha possui uma bela infraestrutura para quem gosta de esportes radicais) ou para quem quer somente relaxar e descansar. Além disso, promove um grande evento anual que atraem pessoas de todo o mundo: conhecida intercionalmente como a capital da vela, em julho, Ilhabela se transforma no palco da maior disputa náutica da América Latina: a “Semana Internacional de Vela de Ilhabela”. Realizado desde 1973, o evento atualmente reúne velejadores de diferentes países, entre eles Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha. São 400 barcos com 1.500 velejadores disputando regatas pelo canal de São Sebastião.
Ilhabela tem uma população aproximada de 22.470 habitantes (dados da secretaria de turismo) e está localizada no litoral norte do estado de São Paulo (190 km mais 15 minutos de balsa), e segundo dados da pesquisa feita pela Secretaria de Turismo de Ilhabela, atrai