“NAS TRANÇAS DE BINTOU”
Licenciatura em pedagogia
romário de sousa costa
Uma Abordagem Interdisciplinar
“Nas Tranças de Bintou”
Sapezal
2013
romário de sousa costa
Uma Abordagem Interdisciplinar
“Nas Tranças de Bintou”
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de Artes e Música; Ensino e Alfabetização II; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade; Seminário V.
Prof.ª Andréia de Freitas Zômpero; Helenara Sampaio; Laura Célia S. Cabral; Raquel Franco Ferronato, Vilze Vidotte Costa.
Sapezal
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SÍNTESE REFLEXIVA 4
3 ATIVIDADES PROPOSTAS 7
3.1 MATEMÁTICA 7
3.2 ARTES E MÚSICA 7
3.3 NATUREZA E SOCIEDADE 8
3.4 ALFABETIZAÇÃO 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. Fazer um comparativo entre os dois textos o que eles tem em comum com isso buscar meios para sanar as dificuldades encontradas nos espaços educativos ao tratarmos da diversidade.
Analisar na história “As tranças de Bintou” e ver de quais maneiras podemos trabalhar com os eixos temáticos, sempre visando o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Trabalhar a diversidade cultural através de observação o vestuário, forma de falar, tradições, música, dança. E por fim, propor exemplos de atividades interdisciplinares com base na história “As tranças de Bintou”.
2 SÍNTESE REFLEXIVA
Como já foi dito, a matemática faz parte de todas as ciências, é ela que nos das noções de quantidade, lógica, raciocínio numérico e inteligências lógicas. Sem a matemática não haveria as outras ciências, com ela,