Empreendorismo
Empreendedor é aquele quem dá inicio a uma organização, podendo ele ser inovador ou tradicional, aparecer aos holofotes ou apenas atuar nos bastidores. Mas sempre tendo muita importância na criação de projetos e por idealizar todo o caminho que a empresa percorrerá e qual será suas missão e ambições quanto organização.
Um dos perfis de empreendedor que vem se destacando com relação aos outros, nesses últimos tempos é o de empreendedor visionário, que é aquele que consegue antecipar e às vezes até criar tendências, apostando em produtos e serviços à frente do seu tempo ou dando roupagens completamente novas a coisas que já existem. Steve Jobs, fundador da Apple, é um exemplo. “PCs, tocadores de MP3 ou tablets não foram invenções da Apple, mas ela foi quem melhor resolveu a interação destes produtos com os usuários”, destaca o professor Rene Rodrigues, do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da EAESP-FGV. (EXAME 2011)
Entendemos que o empreendedor visionário não é límitado a apenas uma área de atuação, ele apenas precisa ter a autonomia necessária para colocar suas visões em prática, além de ter em mãos o que necessita quanto a recursos financeiros e humanos para se preparar para o que há de vir em questão de desafios e de novas criações. Em questão de localização geográfica é muito relativo, pois não é possível determinar onde surgirá um empreendedor visionário, mas é mais comum que haja esse lideres em países mais desenvolvidos, já que ele tem mais liberdade de por seus projetos em prática.
Empreendedores em geral, costumam enfrentar desafios como os de inovar, até o mesmo o visionário enfrente este desafio, já que ele sofre a constante pressão de ter que inovar para que sua empresa continue competitiva e sempre apresentando inovações mercadológicas. Lidar com a concorrência também é um dos grandes desafios que ele enfrenta já que é a partir disso que a pressão vem para que sempre inovem e surjam com novas tendências.