Empreendorismo
EMPREENDORISMO
Empreendorismo significa empreender, resolver um problema ou uma situação complicada. É criar riquezas através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização, entre outros. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transforma-las em um negócio lucrativo.
Além do empreendorismo comercial, temos o empreendorismo social que difere do empreendorismo “clássico” porque tem como objetivo pensar em soluções que melhoram a sociedade e não em soluções lucrativas para o empreendedor.
Um bom empreendedor é um individuo que não espera as coisas acontecerem, não tem medo de iniciar novos projetos de forma arrojada e inovadora. O mesmo toma iniciativa, esta altamente motivado, tem boas idéias e sabe como implementa-las de forma a alcançar os seus objetivos.
O empreeendorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.
No texto do autor Augusto Cury ele descreve as características de um empreendedor:
“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. È enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem gloria. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquista-las.”
É com base nestas caracteristícas que este curso me ajudou a refletir e pensar como um empreendedor em todos os campos da minha vida pessoal e profissional.
Devemos sempre estar bem informados, buscar capacitação e saber reconhecer as oportunidades que a vida nos apresenta e saber que quando fracassar será apenas uma oportunidade para aprender a fazer melhor da próxima vez.