Bill Viola
Artista plástico norte-americano, Bill Viola nasceu em 1951 em Nova Iorque.Iniciou os seus estudos superiores em 1969 no College of Visual and PerformingArts da Universidade de Syracuse, Syracuse, Nova Iorque, licenciando-se em1973.
Entre 1974 e 1983 trabalhou como diretor de produção técnica em doisestúdios, um em Florença, outro em Nova Iorque, e durante este período viajoufrequentemente para o Pacífico Sul, Indonésia, Austrália, Tunísia e Índia.
Bill Viola é amplamente reconhecido como o principal artista de vídeo da cenainternacional. Desde 1972 criou vídeos, instalações videoarquitectónicas,ambientes sonoros, performances musicais eletrónicas, e trabalhos para atelevisão. As suas instalações vídeo - ambientes que envolvem o observador emimagem e som - são realizadas com alta tecnologia e distinguem-se pela suaprecisão e simplicidade direta.
Desde o início da década de 1970 Viola usou o vídeo para explorar o fenómenoda perceção sensorial como um caminho para o autoconhecimento. Claramentede acordo com o cinismo da sua geração, os seus trabalhos focam asexperiências universais humanas - nascimento, morte, a manifestação daconsciência - e têm raízes tanto na arte de Leste como do Oeste, assim comono sofismo islâmico, misticismo cristão, e budismo zen. Viola tem sido uminstrumento essencial no estabelecimento do vídeo como forma vital da ArteContemporânea.
Bill Viola representou os Estados Unidos na 46.a edição da Bienal de Veneza em1995 com uma exposição intitulada Buried Secrets.
Em 1997, o Whitney Museum of American Art organizou a exposição "Bill Viola:A 25-Year Survey" que itinerou pelos Estados Unidos e Europa entre 1997 e2000.
Trabalha no estúdio em Long Beach, Califórnia, onde vive com a sua esposa emanager Kira Perov e os seus dois filhos. ver definição de direta...