pensadores políticos
Maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um dois mais célebres historiadores e poetas, surgindo no período do Renascimento. É reconhecido mundialmente como fundador do pensamento da ciência política moderna, tendo produzido diversas obras ,com destaque para: " O Príncipe" .
I. A política e o Estado para Maquiavel: Maquiavel era um típico republicano, porém ele acreditava que somente a força de um líder poderia criar um Estado italiano forte como ele idealizava. Era disposto a tudo pela união e defesa da Itália, defendendo integralmente a sua unificação,alegando que um povo só pode ser feliz e próspero se estiver unido. Em sua principal obra "O Príncipe", defendia a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo, aconselhando os governantes sobre a melhor maneira de administrar os seus respectivos governos.
II. Uma orientação de como o príncipe deve se portar: Podemos encontrar as principais orientações de Maquiavel aos governantes no capítulo XXI de sua obra: "Nada faz estimar tanto um príncipe quanto as grandes empresas e as ações raras e esplêndidas. (...) " "Também se torna estimado quando sabe ser verdadeiro amigo ou verdadeiro inimigo, isto é, quando abertamente se declara a favor de alguém contra outrem. Esta resolução é sempre mais vantajosa do que permanecer neutro. (...)" " A um príncipe incumbe, também, mostrar-se amante da virtude e honrar os homens que sobressaiam em cada arte." (...) Maquiavel por meio de suas teorias, concede ao príncipe obrigações fundamentais para se atingir uma