pensadores politicos
- São autores contratualistas.
- ESTADO DE NATUREZA ( não existe a instituição ESTADO. Sem interferencia do estado) tem direitos naturais que variam de acordo com o autor.
- CRIAR O ESTADO ( contrato ou pacto social)
- ESTADO DE SOCIEDADE ( quando já existe estado administrando aquele terretorio)
HOBBES
- Todos os seres humanos são maus por natureza.
- Todos os seres humanos tem direito a vida( no estado de natureza) todos contra todos.
- Estado de guerra, já que todos buscam a sobrevivencia( no estado de natureza), buscando de todos os meios, ate mesmo matando , para garantir seu direito a vida.
- No ESTADO DE NATUREZA, todos os seres humanos vivem com medo.. Para Hobbes, com isso os seres humanos resolvem fazer o contrato social( estado). ‘’Transferindo’’ seus direitos naturais ao estado.
- O Estado, surge para garantir a segurança.
- Estado absolutista( o estado que manda do jeito que bem entender; Soberania absoluta, ou seja sem interferencia ou questionamento do povo a soberania do estado. )
- 5 objetivos do estado; garantir a segurança, a liberdade, a igualdade, a educação publica, e a propriedade material; porem so a primeira é obrigatoria( segurança).
LOCKE
- O ser humano não é bom nem é ruim. O ser humano é neutro no estado de natureza, porem tem a tendencia á ser uma boa pessoa.
- No estado de natureza o ser humano tem tres direitos, que são o direito a vida, direito a propriedade privada e o direito de punir. E a existencia de leis( leis da natureza e as leis de deus).
- Para Locke o mais importante é a propriedade privada. ( no estado de natureza todos respeitam o territorio do outro.
- e o direito de punir( não é matar) e sim devolver na mesma moeda, ou na mesma proporção, a agressão do outro.
- LOCKE defende a criação do estado, por achar que no estado de natureza faltam 3 elementos.( leis criadas pelo proprio individuo, com o consentimento do proprio; faltam juizes imparciais ‘’para