Ritmos Musicais
O sertanejo começou a ser produzido a partir da década de 1910 no Brasil por compositores rurais e urbanos, mas o gênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil - colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil. Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal Destacaram-se inicialmente, entre as duplas pioneiras nas gravações em disco de vinil, Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares,Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula. Foram as primeiras duplas a cantar principalmente as chamadas modas de viola.
Ritmos sertanejos:
Moda de viola: Também conhecida como música sertaneja de raiz ou música caipira, é formada basicamente por acordes de viola combinados com duetos vocais. As letras retratam a vida simples dos homens do interior. Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho e Trio Parada Dura são exemplos de artistas que seguem esse estilo.
Sertanejo: Nos anos 60, a música sertaneja ganhou acordes de guitarra, o que a deixou com uma roupagem mais moderna. Um dos grandes artistas desse gênero, o cantor Sérgio Reis, inclusive, fez parte da Jovem Guarda, conhecida por ser o primeiro movimento musical rock’n’roll do Brasil.
Sertanejo universitário: O sertanejo universitário mudou a forma do sertanejo convencional, já que a viola e a sanfona cederam lugar a instrumentos elétricos. As letras românticas foram substituídas por composições que tratam de festas e mulheres, às vezes com toques cômicos. O nome “universitário” surgiu porque esse ritmo tem feito sucesso principalmente entre o público mais jovem. Foi com essa vertente que o sertanejo ganhou