ADMINISTRACAO DE MATERIAIS
ADMINISTRAÇAO DE MATERIAIS
Administração de Compras
Objetivo: Apresentar uma visão abrangente da Função Compras.
Vamos explorar temas relacionados à função de administrar as compras de uma empresa e seus procedimentos básicos. Hoje em dia, a função compras faz parte integrante do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos (supply chain).
A gestão da função compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios, em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão de que é uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.
O valor total gasto nas compras de insumos para a produção, seja do produto ou do serviço final, pode variar de 50 a 80% do total das receitas brutas. Sendo facilmente perceptível que mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividade têm grande repercussão no lucro. Por esses e outros fatores como a reestruturação nas empresas nos últimos anos, a evolução da tecnologia e novos relacionamentos com os fornecedores, cresce cada vez mais a importância das pessoas que trabalham nessa área, que é conhecida por vários nomes, como suprimentos, compras ou aquisições.
A aquisição de recursos ou bens materiais quer sejam produtivos (aqueles que se incorporam ao produto final), não produtivos (não se incorporam ao produto final) ou itens de revenda, é tratada pelas empresas de uma forma mais simples, por meio de suas unidades de compras. Isso por se tratar da situação mais comum, encontrada praticamente em toda empresa, independente de seu porte.
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia ou na elaboração do seu produto final. Como tal são adquiridos regularmente, constituindo os estoques da empresa. Eles podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo e