Ritmos Musicais
HIP HOP, FUNK E ROCK
HIP HOP
Despontou nos anos 70, é um género de música americana que nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos favorecidas e seus conflitos pessoais.
Hip hop é um gênero musical, com uma subcultural iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e o grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
HIP HOP
No
Brasil
o berço do hip hop brasileiro é São
Paulo,
onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de
Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ
Hum, Styllo
Selvagem, Região
Abissal, Nill
(Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh
Paul, Mc Jack, Racionais MC's entre outros. FUNK
O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. FUNK
De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão
(batida) marcante e dançante.
ROCK
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos
Estados
Unidos nos anos
50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country.
Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.
ROCK
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora.
Celly Campello estourou nas rádios