Análise Bill Viola
Emergence
O vídeo começa mostrando uma jovem senhora e uma senhora um pouco mais velha, ambas ajoelhadas ao lado do túmulo de mármore, o encarando, como se esperassem para que alguma coisa acontecesse. Os minutos parecem incontáveis e o tempo se arrasta, sem fim. Eis que começa a emergir da água, lentamente, um ser extremamente pálido, um corpo sem vida, mas um corpo perfeito aos padrões gregos. A segunda mulher ajuda o homem na sua ascensão, com um semblante de admiração por ele, a outra agarra o seu braço e leva ao seu rosto, como um ato de adoração. Quando o homem nu emerge completamente, ele perde sua força, sua vitalidade, e cai nos braços das mulheres, que o cobrem com um lençol.
Este vídeo parece ser um remake de La Pietà de Masolino da Panicale, é o mesmo túmulo branco e as duas mulheres. Com o homem pálido Viola pode ter representado o renascimento de Cristo após a crucificação, mas ao mesmo tempo, esta obra pode ser considerada profana pela nudez do santo Jesus. Mas a mensagem religiosa não é a principal preocupação do artista.
Podemos analisar a obra de dois pontos de vista diferentes: o renascimento ou a morte. A água escorrendo pelo túmulo pode inspirar afogamento, e consequentemente, a morte.
A ausência de som e as ações em slow motion podem nos incitar a prestar mais atenção às emoções das personagens e entender os sentimentos perante esta obra tão artística.
Este vídeo se parece muito com uma pintura em movimento, e apesar da mensagem ser implícita e impessoal, ele esta ligado às tradições artísticas, religiosas e históricas da civilização.
Silent Mountain
Em Silent Mountain os dois painéis mostram um homem e uma mulher, com sinais de estresse emocional. A mulher parece estar ofegante lutando contra algo dentro de si que a perturba. O homem tem as mãos na cabeça em sinal de agonia, com gestos que às vezes imitam poses clássicas. Eles estão em isolamento paralelo, sem se dar conta da sua companhia ao