Atividade art.
Diferente do modo que era feito no Modernismo, a Arte contemporânea não é construída necessariamente com o novo e o original. A Arte contemporânea é o que nos propões um pensamento sobre a própria arte e a uma analise crítica da teoria visual. Ela é uma mistura de vários estilos, escolas e técnicas.
Foi um período criado na segunda metade do século XX e se estende até os dias de hoje. Os artistas passaram a ter certa liberdade criadora, questionando a própria linguagem artística, a imagem em si, o qual denominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo, sendo revelada na pintura, literatura, moda, cinema, etc.
Nos anos 60 tinha um estilo espacial, devido à viagem do homem a lua. Nos anos 70 a arte já se diversificou, tendo conceitos como o Op Arte que tinha como característica a geometria, a Pop Arte com um estilo inspirado nos ídolos da época. Havia também o Expressionismo Abstrato, a Art Street que era desenvolvida nas ruas através do grafite e pelo movimento hip-hop onde muitas vezes era tida como vandalismo, entre outros.
Os principais movimentos da Arte Contemporânea foi o Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaismo, Surrealismo e Pop Arte.
Instalação Artística
A Instalção é uma linguagem artística da Arte Contemporãnea, no qual a obra é montada na hora, composta por elementos organizadas em um ambiente. O termo instalação for introduzido ao vocabulário das artes visuais na década de 1960. Ela é capaz de provocar sensações como frio, calor, odores, som ou coisas que chamem e interagem as pessoas que estão ao redor.
A primeira Instalação artística foi realizada no apartamento do poeta e artista plático Kurt Schwitters, em 1923, com o título de o “Merz Bau”. Essa manifestação artística acaba promovendo o diálogo entre a obra, o espaço e o espectador.
Para a compreensão da obra é preciso percorre-la, observar suas dobras e aberturas, cores e objetos por meio da disposição das peças.
São exemplos de artistas da instalação artística: