Bill viola
Bill Viola é considerado um artista de grande destaque devido à utilização de som, eletrônicos e tecnologia em suas expressões artísticas, que possuem como foco as experiências humanas, como os aspectos da consciência, a morte e o nascimento. Suas produções foram essenciais para o estabelecimento do vídeo como forma vital da arte contemporânea.
Em suas diversas obras, o espectador se envolve por completo através do som e da imagem, como pode ser observado em sua produção mais recente, “An Ocean Without a Shore”. O controle e entendimento complexo do tempo e uso do som são marcas fortes dos seus trabalhos.
O uso de pensamentos e memórias coletivas fazem seus vídeos se comunicar com um público amplo, permitindo a todos uma experiência a sua própria maneira, onde podemos definir e compreender melhor seus trabalhos através de apenas duas palavras-chave: condição humana.
A comparação do olho humano com a televisão, realizada pelo artista, imprime em suas imagens em movimentos profundas reflexões da natureza humana e seus conflitos existenciais. Suas instalações também instigam questões ao público. Como pode ser visto na imagem abaixo, que mostra a encenação do vídeo “Ocean Without a Shore” em uma pequena capela em Veneza, onde havia uma tela de vídeo instalada a escultura original. O efeito foi considerado incrível, tanto pelos espectadores quanto pelo artista, que curiosamente se define, no seu cartão de visita, apenas com a palavra: “vídeo”.
"Ocean Without a Shore". Instalação em Veneza, Igreja de San Gallo.
Em uma entrevista com a Rádio Nacional Australiana – O Espírito das Coisas, Bill Viola fala sobre a instalação de “Ocean Without a Shore”:
"Tudo nesta sala agora vem de outro lugar e está apenas passando por nós neste momento e vai continuar a viver e crescer... É uma coisa profunda e muito comovente."
O estilo.
A arte de Bill Viola, abrange em grande parte a consciência e a experiência humana, o que atraiu, ao longo de sua