BI - INTELIGENCIA DOS NEGOCIOS
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
As organizações visam sempre a melhoria de seus processos, trabalhando com agilidade e fornecendo informações e produtos de qualidade. Com o advento da tecnologia, sistemas e conceitos foram criados para auxiliar nesta busca pela excelência operacional e para garantir a satisfação dos clientes.
Neste estudo iremos abordar como os bancos de dados e suas ferramentas auxiliam as empresas na tomada de decisão, e como suas ferramentas possibilitam o processamento das informações geradas para garantir uma linha de ação às aos gestores a fim de melhorar os processos produtivos das organizações. Trataremos como principais objetivos os assuntos relacionados à como um banco de dados organiza os dados, identificar e descrever os princípios de um sistema de gerenciamento de banco de dados, avaliar as ferramentas e tecnologias para extrair informações de bancos de dados e melhorar o desempenho da empresa e sua tomada de decisão e explicar a importância que é para a empresa garantir a qualidade dos dados.
Ao desenvolver o estudo, obtivemos conhecimentos mais específicos sobre a área de inteligência de negócios, do gerenciamento da informação e de banco de dados e a influência de desses processos no trabalho.
2 INTELIGÊNCIA DOS NEGÓCIOS
O termo Inteligência empresarial (em ingles Busines intelligence ) surge na deca de 80 por uma empresa de consultoria chamada Gartner Group, trazendo consigo tecnologias que ajudam na tomada de decisões.Para entender melhor o BI, toma-se entendimento dos dois termos que compõe o conceito: Bussines (negócio) e Intelligence (inteligencia), com a junção dos dois termos temos a inteligencia do negocio que esta ligada a capacidade das pessoas em adptar e alterar o sentido da empresa tanto externamente quanto internamente .
O Bi engloba o uso de