Conteúdo dos códigos de ética empresarial e relações com os stakeholders
Gladistone de P. Nogueira Jr.2
Viviane Cordeiro3
Universidade Presbiteriana Mackenzie , São Paulo, SP
RESUMO
Neste artigo será apresentado o conceito de Business Intelligence (BI), demonstrando suas origens e relatando um breve histórico da sua evolução no decorrer dos anos. O objetivo será destacar as vantagens e desvantagens da sua utilização, apresentando exemplos práticos de empresas que fazem sua utilização e verificar porque se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para tomada de decisões no ambiente empresarial.
PALAVRAS-CHAVE: Competitividade; inteligência de negócios; estratégia.
1. Introdução
Antigamente, na época do surgimento das primeiras empresas, que ocorreu com a Revolução Industrial, as necessidades de informações eram básicas e pequenas. Resumia-se geralmente no trabalho dos artesãos em confeccionar as mercadorias e depois nas vendas.
Com o passar do tempo foram surgindo novas necessidades nas empresas, a concorrência, mais exigências dos clientes. Esses diversos fatores levaram as empresas a trabalhar de forma mais organizada e essa organização muitas vezes passa pelas suas informações.
Surgiu então, a necessidade de sistemas que controlassem de forma adequada todas as informações da empresa, como banco de dados dos clientes, fornecedores, controle de estoque, funcionários, vendas e uma série de itens essenciais para o pleno funcionamento da organização.
O mundo globalizado, cada vez mais conectado fez com que essas mudanças se tornassem cada vez mais freqüentes e dinâmicas, fazendo com que as informações sejam atualizadas cada vez mais rapidamente, de preferência em tempo real.
Cada vez mais os profissionais precisam estar bem informados sobre o andamento dos negócios, os concorrentes, o mercado, clientes e todo tipo de informação.
Devido a grande quantidade de informações disponíveis