OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAL E AS RELAÇÕES COM OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS DA RESTAURAÇÃO PRIVADA
OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAL E AS RELAÇÕES COM OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS DA RESTAURAÇÃO PRIVADA
Trabalho realizado no Âmbito da Disciplina de Ética e Responsabilidade Social
Estoril, Novembro 2008
A ética empresarial consiste na busca do interesse comum, ou seja, do empresário, do consumidor, do trabalhador e demais partes interessadas.
Ercílio Denny
Resumo
Num contexto económico cada vez mais sensível às questões éticas e morais dos indivíduos, procurou-se, com este trabalho, fazer uma abordagem simplificada e circunstancial da aplicação de conceitos de ética empresarial a uma microempresa fictícia, na área da restauração, denominada “Rouge”. Para o efeito, foi simulada a elaboração de um código de ética, que faz corresponder os valores da Honestidade, Respeito e Zelo e Diligência às relações que a empresa estabelece com três dos seus mais importantes stakeholders, nomeadamente: Clientes; Colaboradores; e Fornecedores, com o intuito de perceber as características e princípios que pautam cada uma dessa relações comerciais.
Palavras-chave: ética empresarial, códigos de ética, valores, compromissos
A palavra Ética é originária do grego ethos, que significa 'Morada da Alma' (carácter), e representa, hoje em dia, um tema que tem ganho espaço para discussão em todo o sector empresarial.
Num momento em que se assiste a uma grande mudança no papel das organizações na sociedade, a ética empresarial assume uma importância de destaque, tanto para as grandes empresas quanto para as pequenas, enquanto factor determinante para a sobrevivência e diferenciação das mesmas, no mercado em que operam, e para a manutenção de uma imagem institucional positiva. Este facto deve-se, principalmente, ao impacto da globalização, à abertura das economias, aos processos de