ética e responsabilidade social
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
CURITIBA/PR
MARÇO/2013
FÁBIO SOARES
TGF131A
JÉSSICA SABRINA DA SILVA
TCE131A
KELLY ALVES
TGF131A
LAUDIMIR JOSÉ LUIZ
TGF131A
PAMELA CRISTINA F. FERREIRA
TGF131A
QUEILA FERNANDES
TCE131A
RAFAEL HELLMANN
TCE131A
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
CURITIBA/PR
MARÇO/2013
1. INTRODUÇÃO
Esse estudo analisa e mostra alguns pontos cruciais de ética e responsabilidade social na realidade dos brasileiros, e em tempos passados.
Apresenta
maneiras
de
como
a
ética,
valores
morais,
cultura
e
responsabilidade são exercidas dentro das organizações e como é vista pela sociedade. A discussão sobre a responsabilidade social das empresas vem ocupando um espaço cada vez maior tanto no meio empresarial, como no meio acadêmico. Não há ainda, porém, unanimidade quanto a qual deva ser o posicionamento social das empresas.
Ser socialmente responsável deve implicar, para a empresa, valorizar seus empregados, respeitar os direitos dos acionistas, manter relações de boa conduta com seus clientes e fornecedores, manter ou apoiar programas de preservação ambiental, atender à legislação pertinente à sua atividade, recolher impostos, apoiar ou manter ações que visem diminuir ou eliminar problemas sociais nas áreas de saúde e educação e fornecer informações.
A responsabilidade social explora melhorias de uma empresa fazendo com que seu desempenho seja mais eficiente e tenha resultados eficazes, traz também benefícios e boa qualidade de trabalho aos negócios e em todas partes atingidas dentro da organização e fora dela.
1. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, ÉTICA, VALORES
MORAIS E CULTURA
Hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só a suas responsabilidades econômicas
e
legais,
mas
também
as
suas
responsabilidades éticas, morais e sociais. Em comum entre essas duas vertentes da literatura acadêmica