BI - Business Intelligence
Business Intelligence, ou Inteligência em Negócio se refere à combinação entre gestão e tecnologia. Mais especificamente, BI trata-se de um processo produtivo, onde a matéria-prima é a informação e o produto final o conhecimento. Dessa forma, tudo se baseia em gerir, controlar e distribuir conhecimento de forma otimizada.
No mundo de hoje, com o acesso a informação quase que ilimitado esta tarefa assume-se como essencial. As metas fundamentais do conceito de BI são, genericamente, recolher dados, transformá-los em informação (através de descoberta de padrões e tendências) e, sequencialmente, informação em conhecimento útil e oportuno para uma tomada de decisão.
Numa primeira síntese, os sistemas de business intelligence têm em comum um conjunto de importantes objectivos fundamentais:
• Acesso a dados fiáveis – a fiabilidade dos dados, a sua fácil integração e compreensão entre áreas é essencial para um exercício consciente da gestão;
• Aumento da transparência e compreensão do negócio – a disponibilização de conhecimento em tempo real (o «quê», o «quanto», o «quando», o «onde» e o «como») permite aos gestores e decisores ter uma perspectiva das áreas que devem controlar com total transparência e aumentar a sua capacidade de compreensão (o «porquê»);
• Suporte para a tomada de decisão – só uma compreensão oportuna da realidade pode permitir tomadas de decisão eficazes; como tal, o conhecimento produzido pelos sistemas de BI, potenciados pelas tecnologias de comunicação actuais, deve suportar e justificar as medidas tomadas pelos vários intervenientes no processo de gestão.
Arquitetura e Características de um Sistema BI
Um sistema de business intelligence, encarado na perspectiva da sua vertente tecnológica, deve ser enquadrado na infraestrutura global dos sistemas de informação da organização.
Por um lado, devemos ter sempre em mente que um sistema de BI não subsiste por si próprio – está ligado às fontes de dados subjacentes, sejam elas os