Os valores
Trabalho realizado por:
Bruna Ribeiro nº3
Dulce Alberto nº5
10ºA
Os valores estão presentes em todas as etapas da nossa vida, pois sempre que decidimos fazer algo, estamos a realizar uma escolha manifestamos certas preferências, uma vez que em várias hipóteses de escolha só escolhemos uma, quando isto acontece justificamos as nossas acções com certos motivos, sendo estes a prova da existência da escala de valores de cada um. Deste modo, essa escala de valores está organizada e subdividida em vários tipos dos mesmos, sendo estes: valores éticos, valores estéticos, valores religiosos, valores políticos, valores económicos, valores morais, entre outros. Existe uma área da Filosofia que estuda e reflecte sobre os valores, sendo esta a Axiologia. Uma das primeiras perguntas a que esta área tentou responder foi: O que dá valor às coisas? Chegando-se à conclusão que o que dá valor às coisas, pode ser a utilidade que estas têm, ora assim sendo, o valor não está expresso em algo, mas no Homem, que segundo as suas preferências e desejos lhes atribui o valor, que pode variar de pessoa para pessoa e de cultura em cultura. “O valor é o que orienta o juízo das escolhas humanas, considerando a relação existente entre meios e fins, de tal modo que, não se podem julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcançá-los”.
A frase citada por J. Dewey, permite-nos perceber o que fora acima referido, isto é são os valores que nos fazem optar por certas acções e eliminar outras.
“Atribuir Valor a uma coisa, é não ficar indiferente a ela. Isto é a principal característica do valor”.
Esta frase de Max Scheler, demonstra que atribuir valor é caracterizar algo segundo aquilo que preferimos, deste modo, o ser humano tende para dar valor àquilo que está mais de acordo com os seus desejos, deixando muitas vezes de lado, aquilo que para ele não importa, no entanto se avaliar mos os desejos pessoais ou culturais, percebemos que as preferências