Business Intelligence (BI)
Introdução
O termo Business Intelligence foi criado pelo Gartner Group (consultoria de pesquisa de mercador na área de tecnologia da informação) nos anos 80.
Tipicamente as organizações recolhem informações a fim de avaliar o ambiente de negócio, e converter campos como pesquisa de marketing, pesquisa de indústria e mercado, e analise de competidores. Organizações competitivas acumulam business intelligence a fim de obter vantagens competitivas sustentáveis, e podem considerar inteligência como um núcleo de competência valioso em algumas instâncias.
Em 1989 Howard Dresner, um companheiro de pesquisa do Gartner Group popularizou “BI” como um termo guarda-chuva para descrever um conjunto de conceitos e métodos para melhorar as tomadas de decisões de negócios usando uma base de fatos de um sistema de suporte. Dresner deixou o Gartner Group em 2005 e se juntou ao Hyperion Solutions como seu Chefe Ofical de Estratégia.
1 O QUE É BI?
O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.
Com BI, os softwares ganham mais funcionalidade, como acesso off-line e online. Isso é inteligência e permite que as empresas deixem de agir no campo intuitivo, possibilitando a tomada segura de decisões.
BI é usabilidade: transforma o dado no formato correto para que, então, ele possa ser aplicado por mais pessoas e facilmente gerenciável. Trata-se da entrega de resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata.
1.1 O que o Business Intelligence proporciona à empresa:
Integração de dados de múltiplas fontes.
Maior capacidade de análise de dados, com contextualização e