Programa de erradicação da febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Caso após detectar a doença, não forem tomadas as principais medidas de contre e erradicação, a mesma pode se transmitir rapidamente. O Vírus esta em grande quantidade no epitélio, mas pode ser encontrado na saliva, no leite, e nas fezes do animal infectado. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de um rebanho para o outro. No pico da doença, o vírus está presente no sangue. Nesse estágio, os animais infectados começam a excretar o vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente animais de casco fendido. Pode manifestar-se em qualquer idade do animal. A sua ocorrência em humanos é extremamente rara, pois o vírus causador da doença é destruído no estômago, quando carne infectada é ingerida.
Sintomas
Os primeiros sintomas envolvem febre e diminuição do apetite. O vírus provoca lesões na boca, língua, estômago, intestino, narinas, na pele e ao redor de casco. No início surgem vesículas que se rompem, formando aftas. Com isso o animal baba muito e não consegue se alimentar e se locomover, ficando fraco. Quando as vesículas se rompem, as partículas virais são liberadas no ambiente. A salivação também libera vírus. O crescimento, engorda e produção de leites são prejudicados.
A mortalidade é mais elevada em animais mais jovens.
A intensidade da doença é muito variável. Os animais curados podem contaminar animais sadios, pois se tornam portadores.
Transmissão
Os vírus são transmitidos através dos líquidos contidos nas vesículas e sangue. A saliva contém muitas partículas virais provenientes das vesículas. Quando o animal