Bens Juridicos
Coisas e Bens
Coisa é tudo aquilo que existe na natureza com exceção da pessoa humana. Dentro do conceito de coisa encontram-se os bens,todos os bens são coisas mas nem todas as coisas são bens.Exemplo,o mar é uma coisa,no entanto não pode ser considerado um bem porque não pode ser apropriado pelo homem. Bens são todos os objetos que possuem valor econômico e que são úteis aos homens.Encontram-se presentes em todas as relações jurídicas entre dois sujeitos e possuem ainda a característica de satisfazer as necessidades humanas.
Patrimônio
O patrimônio é a representação econômica da pessoa,é o conjunto das coisas atuais,futuras,corpóreas e incorpóreas,juntamente com os créditos e débitos,que possam ser objeto das relações jurídicas e que estejam sob a responsabilidade de uma pessoa.É importante lembrar que não fazem parte do patrimônio as qualidades e habilidades de uma pessoa e nem os seus direitos de personalidade,já quem tem a característica de serem intransferíveis e intransmissíveis.
Classificação dos Bens:
Materiais e Imateriais (Tangíveis e Intangíveis):
Bem material é tudo aquilo que é concreto. Uma casa,um carro,são exemplos de bens materiais.Já os bens imateriais são aqueles não palpáveis,ou seja,mesmo tendo valor econômico,encontram-se apenas no plano das ideias,não podendo ser percebidos pelos sentidos.Como exemplo temos os direitos autorais de um autor,marcas e patentes.
Móveis e Imóveis:
Bens móveis,como o próprio nome já sugere,são todos os bens que podem ser removidos de um local para outro(por força própria, ou alheia),sem que isso acarrete em sua quebra ou fratura.Um carro,um animal,uma mesa,todos são exemplos de bens móveis.Bens imóveis não podem ser transportados sem perder sua substancia.São caracterizados pelo solo e seus adjacentes,como o espaço aéreo por exemplo.Tudo que o homem incorporar de maneira permanente ao solo é considerado bem imóvel,e