Benefícios e serviços
Conceito
Para Lodi (1967) RECRUTAMENTO é a fase inicial do preenchimento de uma vaga em aberto;
Flippo (1961) define o recrutamento como “um processo de procurar empregados, estimulá-los e encorajá-los a se candidatar” a vagas de determinada organização.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização.
Um grande diferencial na escolha da empresa por parte do candidato é a imagem apresentada pela organização, ou seja, aquela que é reconhecida como um bom lugar para trabalhar. Conseqüentemente essa empresa terá um maior número de candidatos.
Mas existem as empresas que possuem imagem negativa, afastando candidatos melhor capacitados e competentes, oferecendo o oposto daquilo que as boas empresas oferecem.
O pior atributo é a alta rotatividade, pois gera insegurança e insatisfação em todos da organização.
Nessa etapa o currículo ainda é o principal responsável para a candidatura de uma boa vaga
Mercado de Trabalho
Relaciona aqueles que oferecem força de trabalho (oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura).
As características do MT também influenciam o comportamento das pessoas e, em particular, dos candidatos a emprego.
Quando o MT está em situação de oferta, existe excesso de vagas e oportunidades de emprego e os candidatos podem escolher e selecionar as organizações que oferecem as melhores oportunidades e os maiores salários.
Como existem boas oportunidades no MT, os empregados ficam encorajados a deixar seus atuais empregos para tentar melhores oportunidades em outras organizações.
Quando o MT está em situação de procura, os mecanismos se invertem. Mercado de RH
Refere ao conjunto de candidatos a emprego.
O MRH, ou mercado de candidatos, se refere ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando, mas dispostas a buscar outro