Serviço social e beneficios eventuais
*APRESENTAÇÃO:
Este projeto foi desenvolvido para beneficiar os idosos e doentes bom despachenses acamados, que estejam necessitando de uma ajuda especial, que será desenvolvido numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento social de Bom Despacho e o Exército Brasileiro através do TG 04-006.
Em se tratando de idosos: o perfil demográfico modificou-se nas últimas décadas, principalmente em decorrência do aumento da longevidade e da redução das taxas de mortalidade. Passamos de uma sociedade jovem a uma comunidade preocupada com políticas públicas voltadas ao tema envelhecimento. Segundo o último censo demográfico do IBGE, a quantidade de pessoas com idade acima de 60 anos no Brasil é de mais de 20 milhões (10,8% da população).
Estimativas mostram que em 2013 estaremos na sexta posição entre os países com maior número de idosos, com mais de 30 milhões nessa faixa etária – o que irá representar, em tese, 13% do total demográfico brasileiro.
O idoso tem grande importância na economia brasileira. O IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), identificou que pessoas com mais de 60 anos arcam com, ao menos, metade da despesa familiar em 53% dos lares brasileiros. Não só os idosos, mas todos os indivíduos economicamente ativos devem praticar o consumo responsável.
Mas existem situações em que o controle foge das mãos do indivíduo, que acaba se vendo em desamparo financeiro, pois na maioria dos lares é a aposentadoria do idoso que custeia grande parte das despesas do lar, ou quando entra doenças próprias da velhice, e esse idoso se encontra acamado necessitando de cuidados de terceiros, medicamentos, fraudas geriátricas. Em se tratando das pessoas acamadas:vitimas de algum tipo de doença com AVC, esclerose múltipla e outras a situação também não difere muito.Saliento que mesmo essas pessoas sendo aposentadas ou tendo o direito do BPC/LOAS, tal renda na maioria das vezes não comporta as várias despesas