Trabalho de controle de produção
Controle de Estoque:
Estocar: Nada mais é que a necessidade de se guardar algo para usar no futuro. Se esta utilização for demorar muito, irá ocupar espaço alugado ou próprio, precisará de pessoal para guardar e isso significa capital parado.
O Estoque é de responsabilidade geral da empresa, porém, quase sempre a direção se preocupa apenas com o volume global do estoque, sem se preocupar com os detalhes do estoque específico de cada item, por isto existe a necessidade de ter um setor específico apenas para controlar o estoque.
TIPOS DE ESTOQUE: Temos o estoque de matéria Prima (MP) e de produto acabado (PA) e além destes existem os intermediários ou estoques em trânsito que começam na matéria-prima e vai até o produto acabado.
Estoque de MP:
Estoque de PA:
Sistemas de Controle de Estoque: Existem vários sistemas de controle de estoque, porém há três sistemas básicos que se destacam:
* Estoque Mínimo ou Sistema de Duas Gavetas: Resumindo, existe uma reserva que quando se atinge a mesma, o sistema já avisa que o estoque precisa ser reposto. * Estoque De Renovação Periódica: É o estoque onde o mesmo é reposto por período ouseja, é comprado uma quantidade de itens onde previamente é calculado por quanto tempo ele vai durar até ser adquirido um novo lote.
* Sistema de Estoque Para Fim Específico: Também chamado de controle de materiais para poder ser diferenciado dos outros dois estoques anteriores, ou seja é um controle individual. (Usado para cada item ou Material que vai atender uma determinada produção).
Também é usado um documento que serve para controlar e analisar o estoque de cada item a FICHA DE ESTOQUE (FE).
Fluxo de Caixa Relevante:
Fluxo de Caixa: Apresenta-se como um instrumento importante para o processo de gestão, permitindo que a empresa verifique com antecedência se precisará de aporte para de recursos financeiros, ou se poderá disponibilizá-los para futuros investimentos e distribuição de sobras.