Benefícios e Serviços da Gestão de Pessoas
Este trabalho pretende conceituar serviços e benefícios da gestão de pessoas e fazer refletir sobre a importância de ambos, e a necessidade de investimento preciso em benefícios sociais e nos pacotes de incentivos, de forma planejada e contextualizada com a realidade da organização, social dos trabalhadores como um todo. Ele aponta também para a importância de termos em mente que estas ações de gestão ajudam as organizações a manter seus profissionais preparados, do contrário teremos fortes chances de não alcançar a tão importante e almejada eficiência / eficácia concorrencial.
O que são benefícios?
É uma espécie de remuneração indireta. Ou seja, aquela que o funcionário recebe a fim de satisfazer suas necessidades individuais. Incluem saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da empresa, etc.
Benefícios Sociais É a remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independentemente do cargo ocupado, somando com o salário (remuneração direta) específico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante. São as facilidades, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Origem dos Planos de Benefícios
As origens e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais estão relacionados com aspectos da responsabilidade social da organização e devem-se às seguintes causas:
● Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atraí-los como para mantê-los.
● Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais.
● Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho.
● Exigências da legislação trabalhista e previdenciária.
●Impostos atribuídos às organizações, que passaram a localizar e explorar meios lícitos de deduções de suas obrigações