benefícios sociais
Conceito de benefícios sociais benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte integrante da remuneração do pessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, seguro de vida, alimentação subsidiaria, transporte, pagamento de tempo não trabalhado, planos de pensão ou aposentadoria etc. No caso de pessoal de nível mais elevado, chegam a incluir fornecimento de automóvel, casa, escola para os filhos, clube para toda a família, passagens e estadas no período de férias, cartões de credito e planos especiais de saúde e seguro de vida. Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma serie de transtornos, como a busca de meios de transporte até a companhia ou a procura de restaurantes onde se alimentar, ou fazer um lanche.
Os benefícios sociais estão intimamente ligados com aspectos da responsabilidade social da organização. Definição de benefícios
• Benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos oferecidos aos funcionários. Incluem saúde e segurança, feriais, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia etc.
Benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Constituem a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta que é o salário especifico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante.
• Benefícios representam a compensação financeira indireta, através de recompensas e